
No âmbito da disciplina de Área de Projecto e intercalando com o concurso "Gestão de Ideias para Economizar", o nosso projecto incidirá no tema “Economia e o Mundo”.
Actualmente, vivemos numa grave crise económica e ambiental. É necessário que todos nós tenhamos a consciência de que as energias fósseis estão a escassear. Para tal é fulcral que encontremos alternativas que contornem o grave flagelo relativo à poluição ambiental, recorrendo então às energias renováveis para preservar o que ainda resta dos nossos bens naturais.
O nosso trabalho debruçar-se-á na aplicação das energias renováveis em Portugal, contudo daremos uma grande importância às várias conferências e manifestações em voga por todo Mundo. Tomemos como exemplo a cimeira de Copenhaga que promoverá a redução de emissões de CO2 de cerca de 40% na União Europeia. Há ainda a realçar o movimento mundial “350”, realizado no dia 24 de Outubro, que teve como objectivo sensibilizar a população para os problemas inerentes à crise climática.
Pretendemos assim visitar diversas instituições financeiras e não - financeiras (como as fábricas produtoras de energias renováveis), para obtermos uma visão clara do processo de compra e venda. Também achamos pertinente focar empresas automóveis (como a Toyota, a BMW), que têm carros “amigos” do ambiente. Aqui, serão publicados dados importantes que estejam ligados ao nosso trabalho
Por isto tudo, pensamos que as energias renováveis são um bom tema a desenvolver e investigar ao longo do ano. Note-se que a Eline Ostrom, primeira mulher congratulada com o prémio Nobel da Economia disse: "Se quisermos pôr um ponto final na degradação do nosso meio ambiente e evitar a repetição dos muito colapsos que as reservas de recursos naturais sofreram no passado, deveríamos aprender com os sucessos e os falhanços dos regimes de propriedade comunitária".
Sem comentários:
Enviar um comentário