quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Sismo no Haiti


Boa noite!

Pelas 22h (hora de Portugal) o Haiti sofreu um sismo de magnitude 7. Foi estremamente forte e por isso ficará marcado entre as mais importantes catástrofes deste novo século. Este terramoto provocou o colapso dos mais importantes serviços colectivos. Não há certeza relativamente ao número de mortos, porém o presidente do Haiti afirmou que haverá mais de 100 000 mortos.

O sismo de Haiti foi classificado como sendo Superficial. Este tipo de sismos têm uma profundidade focal inferior a 15 - 20km e orginam ruptura na crosta litosférica que se propaga até à superfície.
Os efeitos deste sismo superficial foram ainda mais nefastos, uma vez que o grau de desflorestação é bastante elevado. O Haiti conta apenas com 2% de área florestada, porque a população necessita de lenha das árvores para as suas actividades diárias.
Na imagem acima apresentada, podemos ver a fronteira entre o Haiti e a República Dominicana (respectivamente). Se virmos com atenção existe uma diferença asombrosa entre o grau de florestação dos dois países. Bastava um melhor gestão dos recursos naturais para que as consequências desta tragédia tivessem sido menores.

3 comentários:

  1. É de facto impressionante. As imagens que chegam pela televisão são muito trágicas.

    Parabéns pelo blog.
    Deveriam publicar notícias com mais frequência.

    ResponderEliminar
  2. Realmente, existe um cuidado tão diminuto no que diz respeito aos recursos humanos...

    Pelo que vi na televisão, já houve 28 réplicas depois do sismo, o que é imenso. E são, nalguns casos, mais trágicas.

    Veremos como reage o Mundo.

    ResponderEliminar
  3. Adoro este blog. Penso que é um blog cheio de informação útil e actual, que intercala os problemas antigos com os problemas de foro económico, social, político e ambiental. Continuem assim. Sou um seguidor atento.
    Os meus parabéns

    ResponderEliminar