Tendo o nosso projecto um forte pendor económico, é imprescindível que nós nos debrucemos sobre o principal problema económico: a escassez.
Os recursos são as matérias-primas, que nos permitem obter os bens para a satisfação das necessidades. Estas, por sua vez, são situações de carência que urgem ser ultrapassadas (ex.fome).
O termo escassez incide essencialmente sobre a existência de necessidades colectivas e individuais ilimitadas e a falta de recursos capazes de as satisfazer. Com a sobreexploração do capital natural, o meio ambiente vai-se degradando aos poupos e poucos. Nós devemos tentar preservar os bens livres ainda disponíveis, para que no futuro seja possível a satisfação das nescessidades das gerações vindouras. Note-se que os bens livres existem em grande quantidade e que por isso não precisamos de dispender valor monetário para os obter.
Para que as gerações futuras possam disfrutar de uma boa qualidade de vida, é necessário que nós consigamos pôr um fim a tudo aquilo que põe em risco o nosso habitat. Tome-se o exemplo desta imagem, na qual observamos a exploração intensiva de campos de algodão. Nós precisámos de ser consumidores racionais, comprando apenas o que é estritamente necessário.
Sem comentários:
Enviar um comentário