segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

“A energia solar quando nasce é para todos.”


Boa tarde!

Todo o ser humano deveria ter acesso a uma fonte de energia solar, que tem tanto de renovável como de rentável. Neste contexto, o Governo Português lançou um programa de incentivo à compra de painéis solares, até 31 de Dezembro de 2009.

Os compradores, entidades particulares, que adquirirem estes equipamentos beneficiam de circunstâncias exclusivas: comparticipação imediata do Estado no valor fixo de € 1.641,70; possibilidade de financiamento com condições preferenciais (ex. crédito); instalação incluída na proposta; a garantia de manutenção e benefícios fiscais de 30% do custo de investimento.

O Montepio e a Caixa Geral de Depósitos forneceram uma informação muito detalhada e completa, elencando-nos, principalmente, as inúmeras vantagens destes produtos, das quais destacamos a redução de cerca de 20% do custo na factura do gás. O cliente que desejar comprar um painel solar térmico poderá seleccionar o mais rentável de acordo com o número de pessoas que habitam na sua casa e a área na qual o equipamento será instalado. Há ainda a salientar a possibilidade de vender “energia verde” à EDP. Para isto acontecer, é obrigatório obter uma Licença de Exploração da Direcção Regional do Ministério da Economia e ainda imprescindível será celebrar o contrato de venda de energia. Em simultâneo, é também assinado o Protocolo de Exploração (pelo concessionário da rede e um técnico devidamente habilitado, indicado pelo promotor). Após a ratificação do contrato, deverá, no último dia de cada mês, efectuar-se a leitura do contador e enviar a respectiva factura. O cliente receberá o seu dinheiro em 30 dias.

Actualmente, o mundo está a ver escassear os combustíveis fósseis. O petróleo é um deles, mas, sendo dos mais poluentes, há que reduzir a sua utilização. Deste modo, tem-se assistido a uma difusão rápida de veículos eléctricos e híbridos. Slogans simples e apelativos, fazem parte da rotina publicitária dos portugueses. Tome-se como exemplo, “Drive to change!” da Renault, ou “BMW Clean Energy. Racional e excitante”. Ambas as empresas, possuem uma carteira vasta deste tipo de produtos. É extremamente importante que apostem em novos produtos, como forma de dinamizar a sua actividade e, por outro lado, de garantir o seu futuro neste ramo da actividade económica.

Sem comentários:

Enviar um comentário